Ir para o site

Ir direto para o conteúdo

Blog Bem Zen

31 de março, dia da nutrição e saúde

Descubra algumas dicas para melhorar a qualidade de vida.  

A boa alimentação é a forma ideal de se garantir saúde de qualidade. No dia da nutrição e saúde, a nutricionista do Jayme da Fonte, Karla Conolly, dá algumas dicas para melhorar o seu dia-a-dia, bem-estar físico e disposição por meio de algumas medidas preventivas, as quais se baseiam em cuidados com a alimentação e sono.
Tudo começa com uma boa noite de sono, segundo a nutricionista. “É ideal descansar a mente pelo menos 30 minutos antes de se deitar com uma leitura agradável ou uma boa música”. Dormir mal atrasa a produção da melatonina, substância responsável pelo funcionamento correto do organismo em momentos específicos do dia, como o controle da pressão arterial, freqüência cardíaca, liberação de hormônios e funcionamento de todos os órgãos, inclusive dos intestinos.
“Leite quente, com bolachas, é uma ótima opção para uma boa noite de sono”, sugere Karla. “Essas pequenas refeições, favorecem a produção de serotonina, outro hormônio igualmente importante para acalmar os ânimos”. Sua baixa é fator determinante para ocasionar sintomas de depressão, irritabilidade, impulsividade ou excesso de apetite. 
Regularize o funcionamento do seu intestino. “O intestino pode ser educado para funcionar em casa pela manhã. Todas as manhãs, antes do banho”, aconselha ela. Intestinos cheios liberam muitas toxinas para o sangue, deixando as pessoas irritadas, além de prejudicar a absorção de vitaminas pelo organismo. “Beber bastante água e diminuir a ingestão de cafeína durante o dia, mesmo que isso aumente as idas ao banheiro”. 
Para combater o stress diário, a nutricionista Karla Conolly sugere alimentos como o leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, carnes magras, peixes, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e carboidratos. “Eles são fontes produtoras de Triptofano, é um precursor da serotonina”, neurotransmissor cerebral responsável pelo bem-estar e a alegria.
A nutricionista explica que todas estas medidas farão com que seu organismo funcione de forma muito mais eficiente, torne o sistema imunológico mais ativo, sua circulação sanguínea melhore, seu humor se transforme. Dessa forma, enfrentar todos os desafios que se apresentam durante a jornada de trabalho será mais simples e agradável.

FONTE: Karla Conolly, nutricionista

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>